Terapia do Renascimento
Rebirthing Breathwork - técnicas poderosíssimas de amadurecimento humano, resiliência emocional e transformação do comportamento a partir da Respiração.
Naveque por aqui
Como funciona
o tratamento?
Vídeos sobre Renascimento e Respiração
A mudença de Comportamento
A Sabedoria Formativa do corpo
Onde atendemos
Todo grande conhecimento possui diferentes interpretações. Assim acontece com o Renascimento. Embora seja uma terapia que tenha sido sistematizada por Leonard Orr há algumas décadas, a principal ferramenta do Renascimento – que é a Respiração Circular Consciente – já era praticada pelos Tantrikas há milhares de anos, conhecida como Chakra Pranayama.
Claro que existe muito mais na Terapia do Renascimento – existe contexto, método, técnicas, etc – e é nesse ponto que chegamos: os detalhes que giram em torno da respiração circular dentro de uma escola de renascimento vão variar muito de escola a escola.
Muitas interpretações foram desenvolvidas a respeito de como abordar o Renascimento – uns só fazem a sessão na água, outros apenas sessões individuais, e ainda dizem que sessões em grupo não são trabalhos de renascimento. Sempre tem os mais radicais pra tudo.
Aqui na Casa Samadhi, nossa visão é Tântrica, integrativa, e união. Toda experiência natural, do corpo, que mexe com nosso estado de consciência e pode trazer uma revelação sobre nós mesmos é válida, independentemente de seus pormenores.
Abraçamos o Renascimento em todas as suas formas, e trazemos sua força de volta à sua origem mesclando os trabalhos com o Tantra – a consciência corporal, os conceitos de chakras, de bioenergia, de anatomia emocional, de polaridades de energia, feminino e masculino, enfim, vários aspectos vêm à tona.
- Pessoas diagnosticadas com Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Crises de Ansiedade e quaisquer outras disfunções emocionais que impeçam a pessoa de viver com leveza, tranquilidade e bem estar. O trabalho – muitas vezes utilizado de forma complementar – atua no energético, hormonal, social e emocional, proporcionando uma integração de todos os traços da individualidade;
- Pacientes de Fibromialgia, Doença de Crohn e outros males psicossomáticos já somatizados pelo corpo;
- Homens e mulheres de todas as idades com disfunções sexuais: a maior causa e origem das disfunções sexuais está na mente e não no corpo. A respiração – por estar intimamente conectada ao processo de excitação – é uma grande ferramenta para combarter esses males;
- Vítimas de violência sexual – muitas vezes na infância – que procuram se curar das marcas que o trauma deixou em seu comportamento, geralmente criando uma grande dificuldade em relacionar-se;
- Pessoas vivendo momentos de baixa autoestima que estão procurando algo para se conectar, para trazer mais sentido à sua vida. Geralmente em busca de algo que venha de fora, essas pessoas encontram nas meditações tântricas um caminho que resolve a busca, mas que as vira pra dentro;
- Aqueles que simplesmente querem se conhecer melhor, mergulhando em um caminho meditativo de autoconhecimento e expansão da consciência. As terapias tântricas de respiração tem o poder de revelar muito das nossas sombras que estão escondidas no subconsciente;
- Todos que lidam com algum tipo de dependência química – seja por drogas lícitas ou ilícitas – podem encontrar uma grande facilitação no processo de desmame e retirada com sessões de renascimento e terapias de respiração.
Gaiarsa falando sobre o Renascimento
Como funciona o Renascimento na mudança do comportamento
Existem três grandes aspectos, três grandes pilares que, quando combinados dentro de uma experiência de Respiração Tântrica, dão subsídio para que as transformações aconteçam.
- Energia. Produzida pelo corpo, seja pelas práticas corporais, seja pelos estímulos sensoriais, a energia que é levantada na sessão preenche o corpo de vitalidade. Sente-se o corpo vitalizado, com os sentidos aguçados, muitas vezes podemos sentir a energia circulando de um lado pro outro. Essa energia que produzimos vai ao encontro da nossa anatomia emocional, procurando dissolver as couraças neuromusculares. Esse processo desencadeia a conexão com traumas, neuroses, emoções mal processadas pelo nosso sistema e funciona melhor quando adicionamos o segundo pilar à experiência;
- Presença. Estar presente é estar sentindo, percebendo o próprio corpo e o processo que ele lida no momento. Com a presença, com a nossa atenção focada em onde quer que o corpo esteja querendo faz com que mais energia seja direcionada para a região. Isso intensifica o processo de irrigação e reequilíbrio energético, abrindo espaço para uma catarse ou liberação emocional mais intensa. Assim chegamos ao terceiro pilar;
- Aceitação. Enquanto a experiência acontece não devemos gastar nosso tempo julgando as sensações ou procurando entender o que se passa. Apenas aceitar o que quer que esteja acontecendo. Aceitar o grito de desespero, o choro, a ânsia de vômito, o desconforto físico que uma prática eventualmente pode trazer. Aceitar ao ponto de relaxar na sensação mais desconfortável que o corpo puder produzir.
Quando esses três elementos desabrocham em uma sessão, é muito provável que o paciente se conecte, sinta e abra caminho pra transformação de algum comportamento viciado e recorrente. E tudo isso vem como simples sensações do tipo “a ficha caiu”, o que pode acontecer durante a prática ou até mesmo dias depois da exeperiência.
O processo é um treinamento; a cada sessão o paciente vai ficando cada vez mais familiarizado com o processo, conseguindo dar novas permissões, se abrir mais para a limpeza interna que é capaz de acontecer. Mas vale lembrar; cada um é responsável pela sua experiência. O Renascimento é poderoso e pode resolver muita coisa; mas é preciso respirar!
É muito comum encontrarmos resistência em manter o padrão respiratório necessário pelo tempo adequado, principalmente nas experiências de tensão. Esse é o papel do terapeuta renascedor: facilitar a experiência do renascimento. Incentivar o paciente a ir cada vez mais longe dentro do seu processo respiratório, ajudando-o a manter a consciência em sua respiração o tempo todo, sem se desviar do caminho, não importa quais tempestades estejam esperando na próxima esquina.
A sabedoria formativa do Corpo
Você não precisa dizer pro seu corpo se você está comendo gordura ou proteína; você só coloca o alimento pra dentro e o corpo sabe o que fazer. Existe todo um sistema integrado para processar aquele alimento, levar seus nutrientes onde são necessários e descartar o lixo gerado pelo processo. Com a bioenergia é a mesma coisa. A gente só precisa levar essa energia pro corpo; o resto ele sabe o que fazer.
E dentro de toda a sabedoria intrínseca ao nosso corpo está o equilíbrio dinâmico entre tensão e relaxamento. Estamos constantemente buscando um equilíbrio entre esses dois estados, de forma dinâmica pois não há um ponto de suficiente tensão e relaxamento. Eventualmente você precisará se tensionar mais, depois relaxar mais, e assim vai. E da mesma forma que tensão em demasia é extremamente prejudicial ao seu corpo – danifica tecidos, fragiliza musculatura, sobrecarrega tendões, etc – o relaxamento em excesso também pode ser prejudicial – atrofia a musculatura, traz sedentarismo, prejudica a circulação, etc. O corpo sabe de tudo isso, quer você saiba ou não.
Energia circulando, chakras funcionando, bons hormônios sendo produzidos, o corpo fica em paz!
Dentro de uma experiência de Renascimento ou Respiração Tântrica, vamos carregar o corpo com bastante energia. E o seu corpo vai chegar com uma história de longo e curto prazo – sua história de vida, o stress do seu dia… – ou seja, em um estado de tensão ou relaxamento, intenso ou moderado. O corpo entende esse processo e usa a energia do renascimento para buscar o equilíbrio – se chegarmos tensos, muito provável que tenhamos uma experiência de relaxamento. Da mesma forma, para conseguirmos mergulhar fundo na cura de traumas, neuroses e vícios comportamentais, precisamos criar um silêncio interno, um grau de relaxamento que permita que o corpo manifeste uma experiência de tensão. Porque sim, ficar frente a frente com algum trauma ou neurose de longa data pode ser bastante tenso!
É muito comum vivenciarmos uma montanha russa no tratamento com Renascimento ou Respirações Tântricas. Algumas sessões são leves e prazerosas, outras são densas e quase perturbadoras. Faz parte de todo o processo de cura, de jogar luz à sua própria sombra. Todo processo terapêutico eficaz precisa expor a pessoa a alguma dor, a algo que vem sido varrido pra debaixo do pano criando comportamentos neuróticos.
As sessões de Renascimento podem ser individuais ou em grupo. Dentro da nossa visão tântrica terapêutica, criamos diversos contextos diferentes para serem inseridos nos trabalhos, como por exemplo a consciência e a leitura corporal propiciada pelo Tantra e pelas medicinas orientais como a Ayurveda. O Sistema de Chakras e leitura do mapa energético do corpo tornam as sessões de Renascimento ainda mais ricas, capazes de levantar conteúdos ainda mais densos, de se trabalhar diferentes intenções dentro de um mesmo tratamento, ou de um mesmo grupo.